4ª Feira

IV FEIRA ANARQUISTA DE SÃO PAULO

A Biblioteca Terra Livre organiza a IV Feira Anarquista de São Paulo, dando continuidade ao já tradicional encontro anual de anarquistas e simpatizantes do mundo inteiro.

Na edição deste ano, assim como nas anteriores, acontecerá mostra editorial e venda de livros, jornais, revistas, fanzines e outros materiais libertários. A Feira de São Paulo pretende reunir editoras libertárias do país e do exterior.

Paralelamente à mostra editorial haverá dezenas de palestras e debates, assim como diversas atividades culturais, como exposições, poesias, apresentações teatrais, musicais e outras atividades.

Cartaz IV FEira Anarquista SP - Rodrigo OK2

Todas e todos estão convidados!

Data: Domingo 10 de novembro de 2013

Horário: das 10h às 20h

Local: Espaço Cultural Tendal da Lapa
Rua Constança, 72 – Lapa, São Paulo, SP, Brasil
Próximo à estação de trem e terminal de ônibus Lapa.

Entrada Gratuita.

Organização:

Biblioteca Terra Livre
http://bibliotecaterralivre.noblogs.org
Caixa Postal 195
CEP: 01031-970 São Paulo, SP – Brasil

COMO PARTICIPAR OU COLABORAR

Grupos, coletivos, editoras e publicações anarquistas interessadas em participar e, ou, expor seus materiais pessoalmente entrem em contato pelo e-mail feiraanarquista(a)gmail.com

Se você não puder comparecer, há maneiras de se envolver com a Feira:

* Grupos e coletivos: podem enviar panfletos e, ou, painéis com informações sobre suas atividades para exposição das práticas anarquistas no mundo ou então enviar um video explicando o projeto que desenvolvem e o histórico do grupo.

* Editoras e publicações anarquistas: podem enviar seus materiais que nos encarregaremos da exposição e venda.

* Artistas: (amadores ou profissionais) podem criar e enviar um cartaz para a divulgação da feira. Mais informações para o envio de cartazes em https://feiranarquistasp.wordpress.com/cartazes/

***

Español / English / Français

IV FEIRA ANARQUISTA DE SÃO PAULO

PROGRAMAÇÃO

10h00Início da Feira Anarquista de São Paulo 2013

10h30Música e Lançamentos de livros: Coral Filhos do Povo

11h00 – Filme: Anarquismo no Brasil (Reportagens TV Brasil)

11h00 – Debate: Mídias Libertárias e seu papel na propaganda do anarquismo (Radio Cordel Libertário – Salvador/BA).

12h00 – Filme: Indomáveis – Uma história de Mulheres Livres (61 min, Espanha, 2012)

12h00 – Debate: Manifestações de Junho na perspectiva anarquista (com presença de integrante do Movimento Passe Livre – MPL-SP, Organização Anarquista Terra e Liberdade e do Coletivo Anarquista Luta de Classe, CALC-Curitiba/PR)

13h00 – Sarau: Sangue, Suor e Poesia Libertária (São Paulo/SP)

13h30 – Apresentação: 80 anos do Centro de Cultura Social – CCS-SP (São Paulo/SP)

14h00 – Debate: Anarquia e Autonomia (Coletivo Anarquista Ativismo ABC)

14h00 – Filme + Debate: Alter Nativa – II Feira Anarquista de São Paulo (25 min, Brasil, 2013) e debate sobre as feiras anarquistas no mundo.

14h00 – Apresentação: Biblioteca Social Fábio Luz (Rio de Janeiro/RJ).

14h30 – Apresentação: História do Anarquismo em Ribeirão Preto (Coletivo Libertário Viver a Utopia)

15h00 – Debate: Relatos Sobre Experiências Anarcafeministas no Brasil (Liana Ferreira do Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri e Elaine Campos da Coletiva Maraña e Rede informal de apoio e solidariedade a Mumia Abu-Jamal)

15h30Filme + Debate com o diretor Lauro Escorel: Libertários (30 min, Brasil, 1976)

16h30 – Música: Punk Canibal (Santo André/SP)

17h00 – Leitura Dramática: Emm(a), Uma Vida Libertária (Cibele Troyano, São Paulo/SP)

17h30 – Debate: A organização anarquista no sentido de Luigi Fabbri e Errico Malatesta: desde a Primeira Internacional até a FAI (Federico Ferretti – Federazione Anarchica Italiana-FAI)

18h00 – Poesia: Leituras da Poesia do Pedro Catallo (Centro de Cultura Social – CCS/SP)

18h30 – Debate: Luta e resistência: Educadores autônomos e anarquistas (Biblioteca Terra Livre, Ativismo ABC, Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri, Coletivo Katu e Movimento Autônomo pela Educação-MAE)

18h30 – Oficina: Fanfarra do MAL (São Paulo/SP)

19h30 – Música: Enceramento da Feira com apresentação da Fanfarra do MAL (São Paulo/SP)

Durante todo o dia:

ESPAÇO ADELINO DE PINHO – Espaço para crianças

– DÁDIVA

Imagens da 4ª Feira Anarquista

Este slideshow necessita de JavaScript.

Relato da 4ª Feira Anarquista por Agência de Notícias Anarquistas – ANA
Disponível também em: http://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/11/21/relato-sobre-a-iv-feira-anarquista-de-sao-paulo/

Final de ano anarquista em SP. No mesmo mês do Colóquio Internacional Ciência e Anarquismo, e abrindo caminho pro II Festival do Filme Punk Anarquista de São Paulo (de 13 a 15 de dezembro), rolou no domingo retrasado, 10 de novembro, a IV Feira Anarquista de São Paulo, na Lapa.

A feira, organizada pela Biblioteca Terra Livre, aconteceu durante todo o domingo ardidamente ensolarado no Tendal da Lapa. Durante a tarde, quando visitei a Feira, havia seguramente mais de 150 pessoas pelo espaço, divididas entre a preguiça absoluta, a pausa para o almoço e a conversa sobre Anarquia e Autonomia, com o Coletivo Anarquista Ativismo ABC – Casa da Lagartixa Preta do lado de fora e a Feira, do lado de dentro.

Na Feira estavam presentes diversos movimentos, coletivos e editoras e, por economia de linhas, omito de meu relato, mas é possível encontra-los no site da Biblioteca Terra Livre. O número de participantes como expositores me pareceu menor em relação ao último ano, mas a quantidade de público me surpreendeu positivamente. Se presentes na conversa e na pausa do lado de fora havia pelo menos 60 pessoas, do lado de dentro na Feira havia outras dezenas. Muitos zines e publicações DIY [Faça Você Mesmo] ocupavam espaço na Feira, onde também haviam livros de editoras, (e de Não-editoras), patchs, CDs, camisetas e cadernos. Nem tudo eram compras, e o coletivo Fenikso Nigra, por exemplo, abriu um “Espaço de Dádiva” onde materiais poderiam ser doados/trocados – um belo lembrete dos objetivos que nos unem.

Nesse espaço havia também um Espaço de Crianças, onde a criançada – que também estava na Feira em peso – podia exercitar uma convivência com e em um espaço de liberdade. No final da Feira, várias pinturas dentro e fora do espaço registravam essa presença e vivência.

Começada enquanto ainda rolava a conversa do lado de fora, no espaço Pedro Catallo, do lado de dentro, começavam os relatos sobre experiências anarcofeministas no Brasil, com grandes relatos de grandes minas e que terminou com uma boa conversa. A divisão em espaços potencializa a quantidade de atividades e durante esse tempo rolou também a exibição do filme Libertários, seguido do debate com o diretor Lauro Escorel e da apresentação de Punk Canibal, que acabou acontecendo no meio da Feira, mas que foi muito divertida. Até o final do dia aconteceriam mais dois debates, sobre organização anarquista, pela Federazione Anarchica Italiana-FAI e outro sobre luta, resistência e educadores autônomos, com diversos coletivos, outro grande momento da feira.

Além disso, rolou a oficina com a Fanfarra do M.A.L, que fechou a Feira com uma apresentação – outro momento animado da Feira, por vários motivos.

A Feira foi bem animada, quente no clima e também na receptividade, os últimos eventos em São Paulo provavelmente fomentaram tanto a presença da galera quanto as ansiedades que foram postas em debates e nas conversas informais que rolaram às centenas pela Feira.

Saúde (calor modorrento) e anarquia!

Caróu

Trecho do Debate sobre as Manifestações no País

IV Feira Anarquista de São Paulo – 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s