2ª Feira

2ª FEIRA ANARQUISTA DE SÃO PAULO

Em 2006 foi realizada a 1ª Feira Anarquista de São Paulo, que contou com diversas atividades, dentre elas mostra de filmes, debates, exposição de materiais, shows e leitura de poesias. Ao longo de um dia cerca de 1000 pessoas circularam pelo evento.

Cinco anos depois, a Biblioteca Terra Livre e o Coletivo Ativismo ABC organizam a 2ª Feira Anarquista de São Paulo, inspirada nas feiras que vem ocorrendo em várias cidades do mundo e na tradição dos festivais operários de propaganda e difusão do anarquismo no Brasil.

Acontecerá, como no evento anterior, uma mostra editorial e venda de livros, jornais, revistas, fanzines e outros materiais libertários. A Feira de São Paulo pretende reunir as editoras libertárias do país e do exterior.

Paralelamente à mostra editorial haverá palestras e debates, assim como diversas atividades culturais, como exibição de filmes e vídeos, exposições, poesias, apresentações teatrais e musicais.

Todos estão convidados!

PROGRAMAÇÃO:

10h – Debate: Grupos de Estudos como Práticas de Educação Anarquista – Geipa (Joinville), Grupo de Estudos José Gomez Rojas (Chile), Ativismo ABC (Santo André) e Biblioteca Terra Livre (São Paulo)

10h – Filme: A Patagonia Rebelde, 1974. 107 min

11h – Lançamento dos Livros e apresentação do Coral Filhos do Povo

11.30h – Debate: Análise conjuntural de 9 anos do PT no Governo, rearticulação das organizações de direita e estratégia de luta libertária neste contexto – Núcleo Anarquista de Curitiba

13h – Filme: Flor do Asfalto

13.30h – Musica: Ronald e Ordinaria Hit

14h – Filme: Louise Michel, a rebelde, 2009. 90 min.

14h – Debate: Perspectivas do Anarquismo e dos Movimentos Sociais na França – Philiipe Pelletier, Federação Anarquista (Lyon/França)

15.30h – Teatro: Leitura Dramática: Louise Michel na Comuna de Paris – Beatriz Tragtenberg

16h – Debate: Movimento Estudantil e Autogestão no Chile – Grupo de Estudios José Domingo Gomez Rojas

17h – Debate: Ocupe o Mundo: o movimento mundial de ocupações e sua relação com princípios e práticas do anarquismo histórico – Ocupa Sampa, Ocupa Anhangabau, Acampadas USP (Geografia e Pscicologia)

17h – Debate: Conversa para interessados no especifismo – OASL.

18h – Debate: Arte e Anarquia – Ronald Creagh (Montpellier/França)

19.30h – Musica: Menininha Pirracenta

A atividade de Muralismo e as Exposições ocorrerão ao longo de todo o dia.

Data: Domingo – 04 de dezembro de 2011

Horário: das 10h às 20h

Local: Espaço Cultural Tendal da Lapa
Rua Constança, 72 – Lapa, São Paulo, SP, Brasil
Próximo à estação de trem e terminal de ônibus Lapa.

Entrada Gratuita.

Organização:

Biblioteca Terra Livre
http://bibliotecaterralivre.noblogs.org
Caixa Postal 195
CEP: 01031-970 São Paulo, SP – Brasil

Ativismo ABC
www.ativismoabc.org

Noticia da 2ª Feira Anarquista pela Imprensa Marginal
Disponível também em: http://anarcopunk.org/imprensamarginal/?p=140

No último domingo, 4 de dezembro, aconteceu a 2ª Feira Anarquista de São Paulo, organizada pela Biblioteca Terra Livre e Ativismo ABC e com participação de grupos e indivíduos de diversas localidades.

A primeira edição da feira aconteceu em 2006 no mesmo local, com presença de cerca de 1000 pessoas durante todo o dia. A segunda edição, cinco anos depois, não ficou pra trás em quantidade de pessoas presentes. Das 10 da manhã às 20hs, centenas de pessoas passaram pelo Tendal da Lapa para participar dos debates, filmes, lançamento de livros, apresentações musicais, teatrais e exposições, por vezes deixando apertado o enorme espaço do galpão.

Durante toda a programação aconteceram atividades como os debates “Perspectivas do Anarquismo e dos Movimentos Sociais na França”, “Movimento Estudantil e Autogestão no Chile”, “Ocupe o Mundo: o movimento mundial de ocupações e sua relação com princípios e práticas do anarquismo histórico”, “Arte e Anarquia”, exibição dos filmes “Flor do Asfalto”, “Louise Michel, a rebelde”, “A Patagônia Rebelde”, dentre muitas outras. Participaram destas atividades os grupos Ativismo ABC, Biblioteca Terra Livre, Núcleo Anarquista de Curitiba, Ordinária Hit, Grupo de Estudios José Domingo Gomez Rojas, Ocupa Sampa, OASL, Beatriz Tragtenberg, Ronald Creagh (França), Philiipe Peletier (França), e muitos mais.

Materiais libertários foram expostos nas diversas bancas de editoras libertárias e distribuidoras, com livros, zines, jornais, revistas e publicações anarquistas, quadrinhos, materiais de livre distribuição, discos, camisetas, filmes, e tudo o mais que a criatividade libertária pode dar vida nos últimos tempos. Havia materiais das editoras Imaginário (São Paulo), Achiamé (Rio de Janeiro), Deriva (Porto Alegre), Faísca (São Paulo), Imprensa Marginal (São Paulo), Edições Negras Tormentas e Ativismo ABC (Santo André/SP), Distribuidora No Gods No Masters (São Paulo), Centro de Cultura Social, MAP-SP, Biblioteca Terra Livre, e por aí vai…! Companheiros de Sorocaba, interior de São Paulo, também filmaram as atividades e entrevistaram algumas das pessoas presentes para a realização de um documentário sobre a feira.

Assim como a segunda edição da Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre, organizada há menos de um mês, a feira de São Paulo contou com a participação de pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo – seja na realização de atividades durante a feira, seja participando do evento. Desta forma, estas feiras tem tido o papel não só de difundir e discutir o anarquismo na atualidade, promovendo as publicações e produções libertárias, mas também tem se tornado um importante espaço de troca de experiências, contatos, idéias, projetos, propostas e de reunião e aproximação das diversas iniciativas anarquistas mundo afora. Que venham outras muitas!

A lista completa de coletivos e editoras participantes e também as atividades que aconteceram durante o dia estão disponíveis no site https://feiranarquistasp.wordpress.com.

por Imprensa Marginal – Editora e Distribuidora Anarcopunk

Este slideshow necessita de JavaScript.

Um pensamento sobre “2ª Feira

  1. Pingback: 3ª Feira Anarquista de São Paulo | Rizoma – tendência libertária autônoma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s