Histórico

No ano de 2016 a Feira Anarquista de São Paulo chega a sua sétima edição histórica e sexta edição consecutiva. O evento tem se caracterizado, ao longo do tempo, por ser um espaço de encontro e troca entre militantes anarquistas de diferentes regiões do Brasil e do mundo e um espaço para um primeiro contato com as ideias ácratas para uma considerável parcela de pessoas. Cada edição da Feira contou com grupos e atividades distintos. Um panorama mais preciso de como foram as edições anteriores podem ser vistos no histórico abaixo:

1ª Feira Anarquista de São Paulo (2006)
2ª Feira Anarquista de São Paulo (2011)
3ª Feira Anarquista de São Paulo (2012)
4ª Feira Anarquista de São Paulo (2013)
5ª Feira Anarquista de São Paulo (2014)
6ª Feira Anarquista de São Paulo (2015)

Nos últimos anos dois valiosos áudios foram realizados pela Rádio Cordel Libertário. O primeiro decorrente de uma entrevista a diversos coletivos que participaram da organização de Feiras Anarquistas teve como tema central as experiências das “Feiras Anarquistas” que acontecem em diferentes cidades do Brasil. A entrevista contou com a participação de organizadores da Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre, da Feira Anarquista de São Paulo e da Feira Libertária de São Luís. No debate se aprofundou a experiência de organização das feiras e a importância das feiras para a difusão das ideias e práticas anarquistas. A entrevista pode ser conferida na íntegra no player abaixo:

A segunda entrevista, realizada após a 4ª edição da Feira Anarquista de São Paulo contou com relatos das pessoas que participaram da edição de 2013 da Feira. Na entrevista foram abordadas tanto aspectos de organização da Feira quanto as vivências das pessoas que estiveram participando da Feira. A entrevista pode ser conferida na íntegra no player abaixo:

A 5ª edição da Feira contou com a cobertura da Radio Anarquista de Berlin, que deu um panorama amplo do dia de atividades. O programa foi gravado em espanhol e está disponível em:

Além destes, outro importante material histórico sobre a Feira Anarquista de São Paulo é o documentário Alter Nativa – II Feira Anarquista de São Paulo que documenta as atividades desenvolvidas na segunda edição da Feira no ano de 2011. O documentário pode ser conferida na íntegra abaixo: